5 dicas para melhorar o espanhol

março 05 2018

Melhorar o espanhol é o desejo de quem se aventura a aprender o idioma dos nossos vizinhos da América do Sul. Um dos idiomas mais difundidos do mundo, quase onipresente na América Latina, mas com presença também na África e, claro, na sua casa Espanha.

 

O aprendizado da língua é um processo contínuo, com vários ganhos pelo caminho. É preciso estruturar uma forma de aprender que seja fluente e proporcione a aquisição da língua.

Nessa linha, há como melhorar seu desempenho na língua espanhola observando algumas práticas. Reunimos essa forma de acelerar o aprendizado no formato de cinco dicas, que podem ser muito úteis para você. Aproveite!

 

1. Espanhol não é Português

 

É óbvio que disso você sabe. Espanhol e Português são línguas muito parecidas, que têm uma origem comum no Latim. É frequente no processo de aprendizado buscar aproximações entre elas para compreender melhor.

Ao aprender a língua espanhola, tente não condicionar sua mente e esquecer a aproximação entre os dois idiomas. Atente-se a aspectos particulares do espanhol, como fonemas, pronúncias e escrita, além de estudar a gramática. Quanto menos você enxergar o português na outra língua, mais afeiçoado se sentirá em relação a ela.

 

2. Compreender mais, traduzir menos

 

É muito tentador traduzir frases, palavras e expressões para facilitar o entendimento. Evite isso. Traduza somente o inevitável, aquilo que realmente você não compreendeu.

Em vez de traduzir, tente entender as frases pelo contexto e procurar os sentidos das palavras. Em pouco tempo, você ganha prática e aprende muito mais. É até divertido fazer isso. Esse exercício força o aprendizado.

 

3. Explorar o vocabulário

 

Uma das maiores riquezas de uma língua é o seu vocabulário. Como Português e Espanhol têm muitas — muitas mesmo — palavras em comum, dá a impressão que já conhecemos o vocabulário do Espanhol. Ledo engano.

Vá atrás do que é diferente, procure as palavras que não se parecem com nada na língua portuguesa e desvende os falsos cognatos. Enriquecer seu vocabulário é fundamental para o aprendizado de uma nova língua.

 

4. Ouvidos abertos

 

Você já teve a experiência de assistir a um filme em uma língua estrangeira sem legendas? É muito interessante como tentamos entender as falas a partir do contexto e das ações das personagens. Dá até para compreender uma palavra ou outra.

Assista a seriados e filmes argentinos, espanhóis, mexicanos e de qualquer outro país de língua espanhola sem legendas para se afeiçoar com o modo como as personagens falam, reconhecer sotaques e aprender como nativos da língua se expressam. Além do aprendizado do idioma, é também um ótimo entretenimento.

 

5. A literatura ensina

 

A língua espanhola é uma das grandes laureadas do prêmio Nobel de Literatura. Gabriel García Márquez, Pablo Neruda e Mário Vargas Llosa são autores cujos livros, além de serem obras-primas, podem ajudar a melhorar seu espanhol.

Ao ler, reconhecemos as palavras visualmente e aprendemos como escrevê-las. Mesmo que não estejamos procurando as palavras, na leitura fixamos a ortografia e ainda forçamos mentalmente a pronúncia. Ler é uma das formas mais poderosas de melhorar seu espanhol.

Gostou das dicas? Esperamos que a partir delas você evolua no aprendizado da língua é possa sempre melhorar o espanhol.

Para ficar sempre por dentro das dicas de inglês e espanhol, siga-nos nas redes sociais y hasta pronto!

Escreva uma resposta ou comentário

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados